CELULAR NAS IGREJAS


No século 18, na época do ‘faroeste americano’ as pessoas andavam com um revolver na cintura e isso determinava o status e poder do indivíduo. Hoje os celulares estão na cintura; e são eles que determinam quem é o xerife ou o mocinho. A comunicação é o poder do novo século.

As pessoas exibem um celular para ostentar poder aquisitivo, influência e até mesmo beleza estética. O aparelhinho é uma fascinação para todos de qualquer idade e sexo. Não ter um deles é estar excluído do mundo digital em que se transformou o nosso planeta.

Mas é correto entrar com os aparelhos nos cultos da igreja? Basta deixar o aparelho no ‘vibrador’ e apenas verificar quem está ligando? E quanto às mensagens eletrônicas, notícias, jogos, internet e outras opções que o usuário dispõe?

No último sábado eu estava sentado ouvindo um sermão que precedia uma cerimônia da Santa Ceia; o discurso era solene, pois preparava os membros para o Lava-Pés e a Ceia do Senhor. Um jovem à minha frente, na outra coluna de bancos, retirou o seu celular e se manteve entretido durante um bom tempo.

Há muitas coisas que nos podem tirar a atenção da liturgia de um culto. O celular é a mais nova opção. Sem mencionar o transtorno quando um deles entra ligado, e permanece tocando durante a programação que se segue na igreja. E são as mais variadas ‘músicas’, que muitas vezes nos tiram da realidade do culto.

O culto da igreja deve ser um momento separado em nossa vida; são horas sagradas, santas, separadas para Deus. Nada deve tirar nossa atenção ou desviar nossos pensamentos do processo litúrgico e da exposição da Palavra. Entrar com o celular ligado dentro da igreja é falta de respeito às demais pessoas que estão ali para meditar e orar, e falta de percepção daquilo que é sagrado.

Não se permita seduzir pela falsa ilusão e ostentação que o aparelhinho causa. Deixe o celular em casa nos dias de culto. Desligar muitas vezes não é o bastante; por vezes ao religarmos o aparelho uma enxurrada de informação tira a paz mental e atmosfera sagrada de um sábado.

Há muitas pessoas que afirmam não poder se manter longe do celular devido ás responsabilidades de trabalho, mas é preciso “cessar” todas as preocupações durante os cultos e aos sábados. Permanecer conectados as coisas destes mundo em tais situações é permitir que a alegria da presença de Deus se ausente em nossa vida.

“Se desviares o teu pé do sábado, de fazer a tua vontade no meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso e santo dia do SENHOR digno de honra, e se o honrares, não seguindo os teus caminhos, nem pretendendo fazer a tua própria vontade, nem falar as tuas próprias palavras,
então, te deleitarás no SENHOR...” Isaias 58:13 . “Mas alegrem-se os justos, e se regozijem na presença de Deus, e folguem de alegria”. Salmos 68:3

Nenhum comentário: