CRISTIANISMO REAL


Ir a igreja não faz de ninguém um cristão. Aliás, não há nada que possamos fazer que nos identifique e nos faça realmente cristão do que – amar.

A essência do cristianismo não é guardar dias, dizimar, vestir roupas adequadas, comer ou deixar de comer... enfim cristianismo real é aquele que se importa com as pessoas, que exerce o amor. “Amados, se Deus assim nos amou, também nós devemos amar uns aos outros” 1 João 4:11.

É bem provável, que você seja cristão a alguns bons anos, e ainda não vivenciou a experiência do amor ao próximo em sua vida. E isso envolve coisas que podem parecer estranhas e incomuns. Se você mora em apartamentos, imagine como seria demonstrar ‘amor’ aos seus vizinhos... Imagine como seria demonstrar esse ‘amor’ aos seus parceiros da empresa que você trabalha... Imagine ‘amar’ pessoas que você constantemente vê e não as valoriza, como o zelador, o jornaleiro da esquina, o balconista da padaria, a caixa do supermercado.

Amigos, se não tivermos uma vida diferenciada, e nossas atitudes, valores e ações não estiverem norteadas pelo ‘amor’, não somos e jamais fomos cristãos.

Como ‘amar’ essas pessoas? Isso não significa o mesmo sentimento que tem pelo seu cônjuge, ou pelos seus filhos, mas é algo parecido. Você não irá pagar as contas do balconista da padaria, mas se ele estiver em dificuldades, você deve se preocupar e fazer algo que gostaria que fizessem se fosse você naquela situação. É a regra áurea – “Façam aos outros a mesma coisa que querem que eles façam a vocês” Lucas 6:31 NTLH.

Exercer o cristianismo envolve esforço. Exercer o amor, por vezes, custará tempo, dinheiro e trará problemas.

Hoje é mais fácil ignorar as pessoas e deixa-las se virar. Mas isso não é cristianismo. “Aquele, pois, que sabe fazer o bem e o não faz comete pecado” Tiago 4:17.

O verdadeiro cristão se importa com as pessoas; ajuda as pessoas; é sincero e buscar ‘amar’, dentro da esfera do ‘amor ao próximo’.

Este tipo de reação às pessoas deve existir com os familiares, com os ‘irmãos da igreja’ e com o ‘próximo’, ou as pessoas que nos cercam no dia-a-dia.

No grande dia do Juízo, a pergunta será se alimentamos, vestimos e visitamos os necessitados. Temos feito isto? Jesus declara: “porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e estando enfermo e na prisão, não me visitastes” Mateus 25:42 e 43.

Alguns argumentam que é impossível fazer o bem hoje em dia, devido a segurança. Se o lugar onde estamos nos impede de vivenciarmos o cristianismo, toma o tempo de nossa família, tira nossa saúde e nos faz viver em casulos... é preciso se questionar, se esse é o melhor lugar para se viver.

Nenhum comentário: