O QUE É SER CRISTÃO


Cristianismo se caracteriza por seguir os ensinos de Cristo. Os Evangelhos são a máxima de que Jesus Cristo viveu, falou e ensinou.

Por exemplo, nas primeiras palavras de Jesus ao povo judeu – a igreja de sua época – Jesus caracterizou seus seguidores como pessoas ‘felizes’ (bem-aventurados) e identificou-os como sendo:
1. ‘humildes de espírito’ ou indivíduos que conhecem sua fragilidade espiritual;
2. ‘os que choram’ ou aqueles que estão insatisfeitos com sua atual condição;
3. ‘mansos’ ou que não reagem as provocações deste mundo;
4. ‘têm fome e sede de justiça’ como aqueles que desejam avidamente a Palavra de Deus;
5. ‘misericordiosos’ os que exercem compaixão com os pecadores e errantes;
6. ‘limpos de coração’ como aqueles que retiram a malícia dos olhos;
7. ‘pacificadores’ os que buscam a paz com todos em qualquer situação.

Ser cristão para Jesus era exercer essas 7 qualidades régias.

Ainda nas suas primeiras palavras definindo os súditos do ‘reino’, Jesus apontou para a sua Lei – “aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus” Mt 5:19.

E a partir daí Jesus lista estes mandamentos – não matarás, não adulterarás, não cobiçarás etc.

Mas uma das coisas que Jesus mais recomendou aos seus discípulos foi o amor. Essa é a marca registrada do cristianismo.

Amar é a síntese do cristianismo – amor a Deus e amor ao próximo. Cristianismo sem amor não existe.

Há muitos seguimentos do cristianismo, milhares de denominações e crenças, mas se não houver amor em cada uma dessas crenças – não se trata de cristianismo.

A idéia revolucionária de Jesus era amar. Ame a pessoa que esta ao seu lado, ame a pessoa que lhe trata mal, ame a Deus sobre todas as coisas.

O fundamento de toda a teologia cristão foi que “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” Jo 3:16.

Imaginar cristianismo sem amor é como tentar descrever o oceano sem água, o céu sem ar, o cosmos sem estrelas, florestas sem árvores, montanhas sem pedras ou casas sem pessoas para morar nelas.

Cristianismo pode ser descrito como a crença na Trindade, na Revelação das escrituras, na ressurreição, regeneração, segunda vinda e muitas outras. Mas é o amor o princípio disso tudo. Ser cristão é amar.

Nenhum comentário: