SACRAMENTOS VIRTUAIS


Igrejas americanas protestantes como a Granger Comunity Church e a Flamingo Road, já oferecem muitos serviços religiosos já são oferecidos pela internet, com fiéis comungando com seu próprio pão e vinho a partir de casa.

Apesar das reservas que o assunto gera entre os cristãos tradicionais, as igrejas na internet configuram um fenômeno cada vez mais popular nos EUA e uma forma de trazer para os templos os jovens, acostumados a ficar horas em redes sociais.
Organização como a Leadership Network, que estuda e promove a inovação dentro da Igreja, assinala que há pelo menos 40 congregações religiosas de fé protestantes conhecidas como "campus interativos online". As que já oferecem os serviços afirmam que recebem pedidos de outros pastores querendo adotar iniciativas similares.

A oferta vai além de simplesmente transmitir o sermão dominical por meio de câmera web e criar fóruns de fiéis. Os portais são completamente interativos, com um pastor dedicado totalmente aos seguidores na rede, no chat ao vivo, e funções adicionais como comungar à distância ou confessar os pecados por meio de um software.

Algumas congregações como a Flamingo Road Church, na Flórida, realizam inclusive batismos na rede. Todas têm grande presença em redes sociais como Facebook, onde contam com grupos de apoio, e dispõem de inúmeros voluntários que, entre outras atividades, controlam para que os conteúdos dos chats e dos fóruns sejam adequados.

Mas seriam os sacramentos disponíveis através da realidade virtual?

Pode uma igreja virtual nutrir espiritualmente um indivíduo?

Certamente, não.

Essas redes virtuais religiosas podem saciar o desejo de interatividade dos fiéis mas jamais poderão oferecer o poder que há nos sacramentos reais.

Desde a remota época em que os “sacrifícios” eram participados pelo ofertante – pois quem oferecia um cordeiro, também comia uma refeição dele . Isto tinha um propósito de alcançar o adorador com os seus sentidos.
Da mesma forma ocorre com a Santa Ceia; o pão e o vinho são saboreados por aquele que comunga, provavelmente para impressionar a mente e despertar os sentidos, ligando-os a sua fé pratica.

Ou seja, os sacramentos tem uma dimensão sensitiva, ou não seriam uma experiência como foi instituída por Jesus. Jamais poderiam ser experiências virtuais.

Da mesma forma o batismo é uma experiência única; além de promover o testemunho diante de todos que presenciam sua “morte” para o velho homem, a água desenvolve o senso de purificação dos pecados.

Nenhuma experiência virtual, substitui a comunhão entre os crentes. Nenhum sermão televisivo ou em MP3 poderá oferecer a experiência de ouvir a mesma mensagem entre um grupo de pessoas da mesma fé.

Cristianismo é uma religião de relacionamentos, e não de virtualidade.

Nenhum comentário: