AS APARIÇÕES DE JESUS

Jesus apareceu 12 vezes depois que ressuscitou. O número 12 é significativo na Bíblia – indica universalidade.

Foram 12 os filhos de Jacó, 12 as Tribos de Israel, 12 Discípulos, 12 eram as portas de Jerusalém (a terrena e a celestial) – tudo indicando a universalidade destes elementos aos crentes de todas as épocas.


Cada aparição de Jesus atende a uma classe de crentes; fala a um grupo de crentes em especial.

1. Aparição a Maria Madalena – João 20:15 e 16: Só Jesus fez discípulas. Nem mesmo os mestres gregos ousaram tanto. O mestre judaico foi inovador, revolucionário e incorporou as mulheres em seu ministério. Ele apareceu primeiro a uma mulher, porque queria elevá-las, honrá-las e torná-las distintas. Jesus a chamou pelo nome – “Maria!” – o grande mestre judeu não só concedeu identidade às mulheres, mas as fez discípulas.

2. Aparição às mulheres – Mateus 28:9: As mulheres tinham estado presentes junto à cruz; tinham estado presentes quando o puseram no sepulcro, e agora recebem a recompensa do amor: são as primeiras a inteirar-se da alegria da ressurreição. Jesus aparecerá a Segunda vez “a todos os que amarem a sua vinda” 2 Tm 4:8. Vemos nessas mulheres um amor não dividido, um amor exclusivo a Jesus. Onde estavam suas famílias? Seus filhos? Sua rotina de trabalho? Jesus é o primeiro para elas.

3. Aparição a Pedro – I Coríntios 15:3-5: Pedro representa todos aqueles que traíram, negaram e abandonaram Jesus em algum momento. Jesus aparece pessoalmente a estes porque está interessado em restaurá-los. Jesus não quer saber dos nossos erros, mas se queremos recomeçar.

4. Aos discípulos – João 20:19 e 26: Eles estavam escondidos e com medo. Eram covardes mas Jesus não se importou com isto. Jesus queria apenas revê-los e animá-los. Não é diferente conosco em nossos fracassos. Paulo aprendeu isso quando disse: “Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando estou fraco, então, sou forte”. 2 Co 12:10

5. Aparição a 2 discípulos Emaús – Lucas 24:13-15: Quem eram eles? Por que Jesus apareceu a dois anônimos e lhes revelou tanto? Porque não a outros? Jesus pareceu a eles, porque falavam e almejavam pelo seu amado Mestre. Jesus vem àqueles que o almejam e desejam entender a Verdade sobre Ele.

6. Aparição a Tomé e aos discípulos – João 19:26: Jesus apareceu a esse discípulo para lhe dar evidências – Deus não censura nossas dúvidas.

7. Aparição 7 discípulos – João 21:1: Os discípulos estavam voltando a sua antiga profissão – e até os que não eram pescadores, estavam sendo convencidos a pescar. As pressões deste mundo as vezes nos arrastam – a fome, o dinheiro, o status social – Jesus fez o milagre para mostrar que eles eram pescadores de homens (Mt 4:19) e não de peixes...

8. Aos 11 discípulos – Mateus 28:16: Jesus apareceu para seus discípulos para lhes mostrar o horizonte a conquistar. A Grande Comissão oferecida nesta aparição ofereceu um destino a eles.

9. A Tiago – I Coríntios 15:7: Jesus também tinha familiares que precisavam se converter; e Tiago foi um dos convertidos. Se tornou uma coluna da igreja. Seus familiares estão contidos nesta aparição de Jesus a eles. Ore por isto.

10. A mais de 500 – I Corintios 15:6: Aqui estavam os 12 discípulos, os 70 enviados, as suas famílias e seguidores. Jesus apareceu à sua igreja, e há de aparecer uma segunda vez para levá-la ao céu.

11. A última aparição aos discípulos – Lucas 24:50 e 51: Aqui receberam a promessa do Pentecostes – “ E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder” v.49. A última aparição aos discípulos foi repleta de promessas de Poder. Essa promessa é nossa também

12. A Paulo – Atos 9:3-6: A última aparição de Jesus ressuscitado foi para nomear o seu 12º discípulo – Saulo. Paulo representa a todos nós, discípulos tardios.

2 comentários:

Anônimo disse...

Estudo tremendo!!!

Anônimo disse...

Deus abençoe estudo bem claro !