E SE JESUS NÃO TIVESSE NASCIDO?


As implicações para esse tipo de suposição são vastas...

Pra começar, não estaríamos no ano 2010. Nosso calendário é baseado na era depois de Cristo. Os romanos usavam um calendário baseado em seus imperadores; o tempo era marcado de acordo com o império em vigência.

Os eventos desencadeados pelo cristianismo moveram mais tarde (3º século) os pais da igreja a determinarem um calendário baseado na era cristã. Estamos no espaço tempo devido aos cristãos!

Outra implicação foi a queda do império romano. Isso determinou a liberdade para as antigas civilizações. O cristianismo corroeu o sistema do governo romano. A grande divisão do império ocidental e oriental foi motivada também com as discussões teológicas. Também despertou a ira dos muçulmanos que passaram a atacar o velho império.

Uma terceira implicação seria no colapso do monoteísmo iniciado com a religião judaica. Os romanos que imperavam no planeta eram politeístas. Provavelmente estaríamos imersos em uma constelação de deuses infindáveis. As religiões monoteístas como o Islã saíram da tradição judaico-cristã.

Após a queda do império romano os bárbaros foram contidos através do exército da igreja; as cruzadas foram inibidoras da invasão mundial do islã. A igreja também foi um fator de blindagem a nações como a Inglaterra, Países Baixos e Italia.

Em um cenário para o nosso século do que seria o planeta sem o cristianismo, podemos olhar para o primeiro século – grandes impérios, massas de pessoas opressas, desigualdade social extrema e pobreza.

O cristianismo foi um fator catalisador na sociedade para:
1. Igualdade
2. Amor ao próximo
3. Pacificação
4. Tolerância
5. Valores sociais

Por outro lado há as implicações espirituais do que o cristianismo revela como valores fundamentais. Se Jesus não houvesse nascido, conceitos inerentes ao homem jamais teriam vindo a conhecimento da humanidade:
1. Pecado
2. Salvação
3. Ressurreição
4. Vida Eterna
5. Regeneração

Se Jesus não houvesse nascido, estaríamos perdidos na ordem natural das coisas. Nasceríamos e morreríamos.

Porque Jesus nasceu, temos a ordem das coisas mudadas. Apesar da morte, podemos ter a esperança da Vida Eterna e de um planeta renovado – “Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram” Apocalipse 21:1

Nenhum comentário: