O EVANGELHO NA MÍDIA DE ENTRETENIMENTO

Desde que o rádio foi inventado, as famílias se reuniram ao redor dele para ouvir as notícias, novelas e músicas.


O advento do entretenimento de massa se inaugurou com as ondas curtas deste veículo fantástico; mas a TV e a Internet não foram menos revolucionárias na vida do cidadão comum.

Se o rádio levava a voz a cada canto do planeta; a TV levou a imagem; a Internet levou a presença virtual.

O rádio colocou poucos em evidência; a TV ofereceu fama a muitos cidadãos comuns; já a internet permite a todos o seu espaço no mundo virtual.

Todos estes três veículos são caracterizados como mídia de entretenimento, embora tenham suas funções midiáticas e comerciais.

E foi quando o evangelho entrou nessas mídias que a mensagem de Jesus ganhou dimensão planetária.

O Evangelho ganhou um formato de ‘show’ e passou a ser veiculado como entretenimento nos formatos (principalmente) de música e programas.

Quando um canal é disponível para se divulgar o evangelho, o formato da programação pode ser mais específico – pregação, ensino, aconselhamento etc. Mas uma coisa é evidente, as pessoas ao comprarem uma TV para a Copa do mundo de Futebol, levam o Evangelho também para dentro de casa.

A mensagem de Jesus pode ser veiculada a bilhões de pessoas. Isso ocorre quando um jogador de futebol ocidental faz o sinal da cruz e aponta para o céu agradecendo a Deus; ou quando um filme hollywoodiano apresenta valores cristãos como a frase – “Meu Deus!”, ou simplesmente um padre ou pastor na cena.

Tudo isso é evangelização, e ocorre de forma quase subliminar. A massificação que indústrias como Hollywood impõem a cultura oriental é poderosa. Por mais que isso represente para alguns cristãos evangélicos, uma deturpação ou simplesmente ‘mundanismo’, o evangelho tem sido pregado de maneiras as quais sequer imaginamos.

A globalização tem feito muito pelo evangelho de Jesus. O capitalismo ao entrar com a empresa de refrigerante e hambúrguer, também leva os valores cristãos ocidentais.

Culturas que jamais a igreja poderia alcançar são invadidas pelo capital, pela guerra, pelo futebol, filmes e dezenas de outras formas, formatando a mente das pessoas ou as preparando para mais tarde aceitar a Jesus.

Algo esta acontecendo, e muito rápido. Prepare-se...

Nenhum comentário: