O QUE IMPORTA PARA DEUS

“Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens” Atos 5:29.


Se pudéssemos colocar a vida religiosa sobre prioridades, aqui está a diretriz principal – obediência.

Quando Jesus esteve aqui na terra ele listou algumas coisas que Ele julgava como prioritárias. “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas Mateus 6:33.

Jesus aqui falava do Reino da Graça, estabelecido no coração do homem através do Espírito Santo – isso era prioritário!

Outra prioridade alistada por Jesus – “Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca Mateus 26:41. O ato de ‘vigiar’ era uma figura retirada das sentinelas que ficavam sobre os muros das cidades da época. As invasões eram fatais; os roubos por ladrões eram um perigo; sendo assim, ter alguém vigiando durante a noite era fundamental para a segurança da cidade.

Vigiar nossa tendência em optar pelo pecado é uma das prioridades que Jesus nos indicou. Vigiar é estar atento, porque a qualquer momento nossos desejos podem nos trair a fé.

A principal prioridade no entanto é a obediência. Certa vez Jesus explicou isso a um jovem, diante da seguinte pergunta – “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” Mateus 19:16.

Jesus foi categórico – “Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos” v.17.

A obediência em “não matar, não adulterar, não furtar, não dizer falso testemunho; honrar a teu pai e a tua mãe e amar o teu próximo como a si mesmo” v.18 e 19.

Isso é o que importa para Deus.

O QUE IMPORTA PARA VOCÊ

Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens. Atos 5:29


Todos têm prioridades. Talvez hoje a prioridade que mais as pessoas persigam seja o seu emprego ou carreira.

Jesus certa vez diagnosticou a prioridade das pessoas da sua época. “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir” Mateus 6:25.

Se formos alistar das coisas que Jesus estava excluindo para priorizar as coisas do Seu Reino, seriam as seguintes:
1. comida
2. bebida
3. vestuário

Isso era o que importava no primeiro século. Será que somos diferentes das pessoas da época de Jesus?

Na última análise, todos querem comer, beber e vestir bem. Hoje temos dinheiro o suficiente para nos preocuparmos com tecnologias e diversão.

E talvez Jesus hoje reformulasse a frase assim – “Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao modelo do celular ou a capacidade do seu notebook; nem pelo vosso corpo, quanto a que peso e aparência tereis”.

Mas Jesus disse o que realmente importava – “Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas Mateus 6:33. E não seria diferente para nós; Jesus não reformularia sua prioridade hoje.

DEUS E OS HOMENS


Antes, importa obedecer a Deus do que aos homens Atos 5:29.
Algumas vezes estamos vivendo na expectativa das pessoas e não na expectativa de Deus.

Vamos a igreja apenas para que as pessoas olhem e digam: ‘Ele esta sempre aqui; não perde um culto’. Mas essa é a expectativa humana; e Deus e suas expectativas?

Para Deus é preciso mais do que ir a igreja. É preciso primeiro obedecer aquilo que Ele pede – a Sua vontade. Deus quer que estejamos na igreja, mas também que outras coisas aconteçam em nossas vidas.

Algumas vezes estamos na igreja, mas estamos vivendo uma vida totalmente contrária a vontade de Deus. Estamos sonegando o dízimo, vivendo em adultério, freqüentando ambientes impróprios etc.

O fato de irmos a igreja arrumados, pontuais e aparentemente corretos, não nos exime de estar vivendo aquilo que o evangelho nos pede.

A vida do cristão é de acordo com o evangelho – arrependimento, novo nascimento, conversão e justiça e santidade.

Não há como ser um cristão e viver no adultério. Isso não existe. Pessoas que estão na igreja e ainda vivem em adultério, não são cristãs. Não vivem como Jesus Cristo! No mínimo você é um simpatizante...

Não há como ser um cristão e se envolver com drogas – sejam drogas lícitas (álcool, cafeína) ou drogas ilícitas.

Não há como ser um cristão e reter o dízimo – “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda” Malaquias 3:8 e 9.

Viver sob a expectativa das pessoas é fácil. Basta ser pontual, elegante e agradável.

Viver sob a expectativa de Deus não é difícil. Pois Deus promete colocar sua Lei em nossos corações -“Porque esta é a aliança que firmarei com a casa de Israel, depois daqueles dias, diz o SENHOR: Na mente, lhes imprimirei as minhas leis, também no coração lhas inscreverei; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Dar-lhes-ei um só coração e um só caminho, para que me temam todos os dias” Jeremias 32:38 e 39.

Agradar a Deus ou aos homens? Obedecer a Deus ou aos homens?

O que tem sido mais fácil para você?

RESPONDENDO A PERGUNTAS SEM RESPOSTAS

Sim. As respostas estão lá na Bíblia.

Há simplesmente perguntas que pensamos não ter respostas; perguntas que nos atormentam e nos assombram.

E o que é pior – lançam sombras sobre Deus e sua revelação.

Veja 10 perguntas que não encontramos a resposta, mas a Palavra de Deus as revela:

1. Por que Deus criou o mal?
Ezequiel 28:15 “Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado até que se achou iniqüidade em ti”. Se você ler o capítulo 28 desde o início, vai perceber uma profecia que descreve a origem de um anjo. Deus criou um ser perfeito, mas como todas as criaturas de Deus, foi criado livre para escolher. O anjo escolheu o mal, e desenvolveu o mal em seu coração. Deus não criou o mal, suas criaturas é que desenvolveram isso em seus corações.

2. Por que Deus não destruiu o mal?
João 3:16 “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. A vontade de Deus é que suas criaturas fossem salvas.

3. Se Deus é amor, por que sofremos?
João 16:33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo”.

Estamos em um mundo mal; todos, sem exceção estamos sujeitos a sofrer com o mal que nos cerca.

Deus oferece a certeza da Vida Eterna, uma Nova Terra e uma nova realidade onde o mal não mais existirá.

Apocalipse 21:4 “E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram”.

4. Por que acontece coisas ruins a pessoas boas?
Coisas ruins acontecem a pessoas boas ou más. Estamos em um mundo mau, por isso o mal nos atinge.

Mateus 5:45 “porque ele faz nascer o seu sol sobre maus e bons e vir chuvas sobre justos e injustos”. Deus nos dá a certeza que ele nos faz coisas boas.

5. Por que Deus não responde?
Isaías 59:1 “Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir”.

Deus sempre ouve. Mas nem sempre nos atende.

Deus sabe o que é melhor para cada um de nós.

6. Por que Deus não se revela a esse mundo de forma visível?
Ele já fez isso.

João 3:10, 11 e 14 “O Verbo estava no mundo, o mundo foi feito por intermédio dele, mas o mundo não o conheceu. Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. (...) E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade, e vimos a sua glória, glória como do unigênito do Pai”.

7. Por que existe a morte?
Nos separamos de Deus, e Ele é a fonte da vida.

Deuteronômio 30:15 “Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal”.

8. Para onde vamos quando morremos?
A lugar nenhum. Apenas deixamos de existir. Por isso Jesus ensinou sobre a ressurreição (João 5:28 e 29). Se os crentes estivessem no céu, não haveria necessidade da ressurreição.

Eclesiastes 9:5 “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol.”

9. Jesus irá voltar?
João 14:3 “E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também”.

Essa é a promessa da Segunda Vinda. Jesus nunca falha. João 14:18 “Não vos deixarei órfãos, voltarei para vós outros”.

10. Por que Jesus está demorando a voltar?
2 Pedro 3:9 “Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada; pelo contrário, ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento”.

Essas podem não ser suas perguntas. Mas creia, a Palavra de Deus tem todas as respostas.