BBB - O VOYEURISMO INCENTIVADO PELA MÍDIA

O popular programa de reality show, Big Brother Brasil, da maior rede de TV do país tem uma fórmula para garantir o seu sucesso.

O hábito de 'espiar' a intimidade, o corpo alheio, ou o envolvimento de duas pessoas é um desvio sexual que recebe o nome de Voyeurismo.

O Manual Merck padroniza que "no voyeurismo, uma pessoa excita-se sexualmente com a visão de alguém que se está a despir, que está despido ou em plena actividade sexual. O que excita o voyeurista é o acto da observação e não a actividade sexual com a pessoa observada.  É particularmente frequente algum grau de voyeurismo entre crianças e homens adultos e a sociedade considera as formas leves deste comportamento como normais. Desenvolveram-se muito a quantidade e a variedade de material e de espectáculos com um conteúdo sexual explícito para as mulheres heterossexuais (por exemplo, os espectáculos de nudismo masculino), mas falta à participação nestas actividades o elemento da observação secreta, que é a característica do voyeurismo".

O desvio sexual é caracterizado pela dependência sexual do indivíduo em encontrar prazer apenas pela observação. Esse desvio sexual é regido pelo prazer exclusivo de apenas observar mas "é particularmente frequente algum grau de voyeurismo entre crianças e homens adultos e a sociedade considera as formas leves deste comportamento como normais".

E isto é explorado pela mídia de entretenimento - o fato de que cenas sexuais podem ser permitidas para que o público satisfaça esse 'grau de voyeurismo' que é considerado 'normal'.

O que ocorre no cérebro das pessoas durante um reality show que se utiliza deste princípio?

Há uma excitação por cenas de sexo, relações ou nudez que permitem à pessoa desfrutar de um prazer proporcionado pela ação voyeur.

O desejo sexual normal de cada pessoa é exposto ao 'prazer virtual' voyeur. Uma descarga de neuro-transmissores é despejada na corrente sanguínea e finalmente alcançam o hipotálamo onde o prazer é experienciado.

O mecanismo é fisiológico mas o estímulo é virtual ou um desvio daquilo que é normal (embora formas leves sejam consideradas normais).

As experiências sexuais virtuais, o voyeurismo e outras formas de desvio sexual, tiram o verdadeiro prazer do sexo. Elas 'desviam' o verdadeiro estímulo sexual para outras 'trilhas neurais' que não sejam aquelas que a experiência sexual natural estimula.

Há vários fatores que determinam os desvios sexuais; mas certamente o ato de espiar a nudez alheia é uma delas.

Toda pessoa que se permite experienciar o programa de TV está fixando também nas suas 'trilhas neurais' um desvio sexual.

Olhando por outro ângulo, o espiritual, poderíamos afirmar que: "Este é um século em que a corrupção prolifera por toda parte. A concupiscência dos olhos e as paixões corruptas são despertadas pelo contemplar e pelo ler. O coração é corrompido pela imaginação. O espírito se compraz em contemplar cenas que despertam as mais baixas e vis paixões. Essas desprezíveis imagens, vistas através de uma imaginação deturpada, corrompem a moral e preparam as criaturas enganadas e imprudentes para darem rédeas soltas às paixões pecaminosas. Então se seguem pecados e crimes que arrastam os seres formados à imagem de Deus ao nível dos animais, afundando-os finalmente na perdição". Testimonies, vol. 2, pág. 410.

A Bíblia toca no assunto dos eventos imorais, no qual os reality shows certamente se encaixam - "Mas a impudicícia e toda sorte de impurezas ou cobiça nem sequer se nomeiem entre vós, como convém a santos" Efésios 5:3.

Nenhum comentário: