ONDE ESTÁ DEUS QUANDO OCORREM AS TRAGÉDIAS?

Deus está onde Ele se colocou desde que o homem se afastou Dele – logo atrás de nós tentando nos atrair de volta.

As vezes podemos nos perguntar porque Deus não operou um grande milagre para salvar essas centenas de vidas que foram tragicamente soterradas na lama ou afogadas em meio as enchentes.

Alguns milagres realmente ocorreram; alguns foram libertos e salvos de forma sobrenatural ou simplesmente salvos pelos profissionais de resgate.

Na complexidade da nossa existência não podemos esperar respostas simplistas para uma pergunta que percorre toda a existência dos humanos.

Há muitos fatores a considerar quando nos questionamos sobre tragédias:

1. Deus é bom – “Toda boa dádiva e todo dom perfeito são lá do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não pode existir variação ou sombra de mudança” Tiago 1:17. Deus não envia catástrofes; Ele as prevê e nos alerta sobre elas.

2. O Mal existe e há uma personalidade sobrenatural atrás dele – “Ai da terra e do mar, pois o diabo desceu até vós, cheio de grande cólera, sabendo que pouco tempo lhe resta” Apocalipse 12:12. O ‘ai’ predito pela profecia é um indicador de dor; mas o originador da dor é o Diabo, e não Deus.

3. Os olhos da humanidade não são bons – “Insensatos e cegos!” Mateus 23:17 – Jesus já havia nos diagnosticado assim; só enxergamos o real; mas há muito entre o mundo natural e o sobrenatural. Não enxergamos a tudo. Não temos todas as repostas ou sequer o contextos delas para entendermos.

4. Fazemos escolhas erradas – Deut. 30:19 – e isso envolve milhares de decisões diárias. Algumas delas determinam o nosso destino. Para muitas pessoas viver em áreas de risco não é uma escolha, mas para outras foi uma opção.

5. Ignoramos – “obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração” Efésios 4:18. Ignoramos os alertas da Defesa Civil, do canal do tempo, das profecias e até de nós mesmos quando acalmamos nossa consciência pensando – “Não vai acontecer nada”.

Se tivermos de achar algum ‘irresposável’ por nossas tragédias da vida, com certeza não seria Deus. Ele é o que transforma as tragédias em bênçãos. Que move o coração das pessoas nestes momentos de crise.

Quando vemos as pessoas doando e se sacrificando para salvar os outros em suas tragédias, percebemos lampejos da divindade que ainda permanecem em nós.

Deus é assim. E quando agimos com solidariedade, altruísmo e caridade, refletimos aquilo que há de divino em nós.

É triste poder presenciar esse calor humano somente nas tragédias. Imagine se esse ato de doar e agir em caridade fosse permanente... nossa civilização teria outra realidade.

Não vamos permitir que só nas tragédias nos façam solidários uns para com os outros.

A nossa maior tragédia é quando nos esquecemos de quem é Deus e quem é o nosso próximo.

Nenhum comentário: