IGREJA MORNA E IGREJA QUENTE

Quando o Apocalipse fala de uma ‘igreja morna’ estaria a profecia antecipando um padrão de comportamento, culto ou doxologia que caracterizaria algumas igrejas no final dos tempos?


Algumas igrejas são caracterizadas por possuir uma doxologia ‘morna, sem o fervor do Espírito Santo’.

Esse tipo de ‘leitura’ do texto bíblico não é incomum, e muito do que a Bíblia afirma é utilizado como argumento para defender certos padrões de culto.

De acordo com o texto bíblico uma igreja morna seria aquela que:
1) ‘é pobre’
2) ‘ nu’
3) ‘e cego’

A igreja que Jesus aponta como morna tem essas características, e Ele mesmo lhe propõem a solução:
1) ‘Ouro refinado no fogo para que enriqueças’
2) ‘vestes brancas para que te vistas’
3) ‘e colírio... para que vejas’

A mornidão daquela igreja não vinha da sua doxologia, da ordem do culto ou da vibração dos seus membros e muito menos da ausência do exorcismo, milagres e profecias.

A mornidão de uma igreja vem da falta do amor, justiça e discernimento.

O texto de Apocalipse vai mais adiante e no capítulo 12:17 diz – “E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra aos demais filhos dela, os que guardam os mandamentos de Deus, e mantêm o testemunho de Jesus”.

O Dragão (Satanás, v.9) persegue a igreja que está ‘aquecida’ ou que é ‘quente’ porque esta comunidade de crentes tem duas características:

1) Guarda os mandamentos

2) Tem a Fé em Jesus

O que hoje muitos acreditam ser o ‘fogo do espírito Santo’ – profecias, milagres e exorcismo – Jesus não alistou como características dos que herdarão o reino dos céus.

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.
Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitos milagres?
Então lhes direi claramemnte: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade.
Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as põe em prática, será comparado a um homem prudente...
Mas todo aquele que ouve estas minhas palavras, e não as põe em prática, será comparado a um homem insensato..." Mat. 7:21-26

O que aquece uma igreja é a obediência e a fé.

Nenhum comentário: