O QUE EU ACHO, E O QUE DEUS QUIZ DIZER

Hoje a interpretação do texto bíblico é feita pelo leitor; você decide o que o texto bíblico quer dizer. Por este motivo temos centenas de denominações e milhares de movimentos cristãos.


A partir do momento que interpretamos a Bíblia dentro do seu contexto histórico, local e literário, as coisas mudam. Se todos fizessem esse tipo de leitura, não forçando o texto, haveria “um só Senhor, uma só fé e um só batismo” – Efes. 4:5.

Olhar o texto bíblico levando em conta o que o escritor queria dizer é fundamental para se entender a mensagem do que Deus queria dizer a nós.

Fazer esse tipo de leitura – respeitando a mensagem original – permite extrair-se o princípio envolvido no texto. Muitas vezes as situações das narrativas bíblicas são totalmente adversas a nossa realidade cultural e temporal, mas o princípio transmitido na mensagem é o que nos interessa, e o que interessa a Deus.

Portanto fazer leituras apressadas e retirar significados de acordo com a minha leitura e compreensão particular é ofensivo a Deus. Afirmar algo que Deus nunca disse é ensinar a mentira enquanto se pretende pregar a verdade.

Muitos pressupostos hoje são postulados com esse tipo de leitura – o que eu acho – e não com a autorizada Palavra de Deus.

Entender a mensagem Divina para nossos dias não é tarefa fácil. Mas ao mesmo tempo a Bíblia deve ser lida de forma simples e despretensiosa. Isso não é um contra-senso, mas uma questão de lógica.

Para entender melhor a Bíblia:

1. Ore antes da leitura – João 16:13

2. Deixe o Espírito Santo falar ao ‘coração’ (mente) – João 14:26

3. Faça uma leitura literal do texto – Sal.119;105

4. Deixe a Bíblia responder a si mesma (compare os textos) – Isa. 28:10 e 13

5. A Bíblia é que oferece as repostas para símbolos e profecias – Apo. 1:20

6. O AT é o cenário de fundo para o NT – Luc. 24:27

7. A Lei (Pentateuco) é o cenário de fundo para o AT – Mat. 5:17 e 18

8. Os 10 mandamentos são a base do Pentateuco – Mat. 22:40

9. O amor é o fundamento da Lei de Deus – Rom. 13:9

Para entender a Bíblia é preciso interpretar – e isso não é uma tarefa humana – mas uma tarefa que a própria Bíblia conduz ao indivíduo.

A Bíblia explica a si mesma.

Nenhum comentário: