A EXPERIÊNCIA INTERIOR DO LOUVOR


Muitas músicas contemporâneas não louvam a Deus, mas louvam a experiência do ser humano; elas falam das emoções humanas, da experiência do indivíduo ou do que a pessoa sente.

O louvor a Deus é caracterizado pela exaltação de Deus. O louvor, propriamente dito, engrandece a Divindade, Seus atributos, Seu poder é relatado e Sua Pessoa enaltecida.

Há muitos tipos de músicas religiosas:
- de louvor
- promocionais [muito produzidas hoje]
- súplicas
- temáticas [versam sobre temas bíblicos - esperança, segunda vinda, ressurreição etc] são as que mais existem
- extraídas dos Salmos [repetem a letra inspirada dos salmos bíblicos]
- experienciais [descrevem uma experiência particular; há salmos neste formato]
- inspiradoras [são músicas motivacionais]
- para ocasiões especiais
- etc.

O nosso padrão deveria ser o livro dos Salmos; cada Salmo é um hino e ali encontramos vários tipos, mas principalmente os de exaltação a Deus.

Imagine que há músicas que são cantadas em reuniões de crentes, no início da adoração e que falam de 'Pequenos Grupos', do 'sábado', do 'trabalho missionário' etc. Como já citado, existem vários tipos de música dentro do mesmo gênero, mas deve haver um discernimento ao escolhe-las. Há certos tipos de musicas religiosas que não louvam a Deus.

E mesmo quando as músicas são compostas elas devem refletir a Teologia denominacional; o que há muito hoje é a 'teologização' ou o ponto de vista do indivíduo.

Um exemplo disso é um louvor lindíssimo mas com um erro comprometedor; a música "Não há que temer" [obs. está é uma crítica construtiva, sem o objetivo de desfazer o trabalho do autor da música]

Eu sou o Senhor
Rei de Israel
Santo redentor
Começo e o fim
Sou o criador
O verdadeiro Deus
Eu sou a cura
Sou o poder

Eu sou o amém
Estrela da manhã
Eu morri na cruz
Trouxe salvação
Conheço a tua dor
Ouço o teu clamor
E minha destra, não falhará

Não há o que temer
Contigo eu estou
Não te assombres
Porque eu sou o teu Deus
Te fortalecerei, te sustentarei

Com minha mão, eu serei fiel

Se o louvor fosse elaborado na segunda pessoa do singular - "Tu És o Senhor" - se caracterizaria como uma exaltação. Mas a música na primeira pessoa desvirtua a experiência de quem canta.

Os Salmos seguem um padrão correto quando usam a primeira pessoa:
"Bendize a minha alma ao Senhor" Sl 104.1
"Rendei graças ao Senhor" Sl 105.1
"Louvai ao Senhor... todos os povos" Sl 117.1
"O meu socorro vem do Senhor" Sl 121.2
"Grande é o Senhor e mui digno de ser louvado" Sl 145.3

A narrativa de alguns Livros dos Profetas trazem o texto na primeira pessoa, porque o profeta relata a fala Divina acompanhada da expressão - "Assim diz o Senhor" - "Olhai para Mim e sede Salvos" Is 45.18 e 22.

Há músicas contemporâneas que seguem uma perspectiva correta e exaltam o nome de Deus - "Santo somente é o Senhor"; "Teu Santo Nome"; "Só em Ti"; "Deus de Israel"; "Tu És".

Mas uma distorção é criada na mente do adorador, e o louvor é difuso quando ocorre na 1a pessoa. Veja a mesma música na 2a pessoa do singular:

Tu És o Senhor
Rei de Israel
Santo redentor
Começo e o fim
És o criador
O verdadeiro Deus
Tu És a cura
És o poder

Tu És o amém
Estrela da manhã
Morreste na cruz
Trazendo salvação
Conheces minha dor
Ouve meu clamor
E Tua destra, não falhará

Não há o que temer
Comigo Tu estás
Não me assombro
Porque Tu És meu Deus
Me fortalecerá, me sustentará

Com Tua Mão, Tu Serás fiel.

Algumas distorções que ocorrem são sutis, outras são mais claras; algumas letras tem detalhes, outras como a música aqui citada, estão distorcidas no todo.

Por exemplo, em uma música - "Obrigado" - há uma descrição de uma experiência em um sonho, de uma pessoa que está no céu:
[obs. está é uma crítica construtiva, sem o objetivo de desfazer o trabalho do autor da música]

"Eu sei que lá no céu, ninguém irá chorar
Mas acho que senti uma lágrima rolar"

Já o texto bíblico afirma - "E lhes enxugará dos olhos toda lágrima" Ap 21.4

Isso pode parecer um pequeno 'detalhe' mas são em situações como essa que os conceitos musicais estão se sobrepondo aos conceitos bíblicos.

A poesia tem sua plasticidade, mas note que os Salmos são poesias, e nem por isso sacrificam o restante das Sagradas Escrituras.

Se você conhece alguma outra 'distorção' ou discordância em alguma música, poste o trecho da música aqui nos comentários. Os comentários ofensivos serão retirados. 

O objetivo é criarmos uma mentalidade que identifique essas distorções e anormalidades e valorizemos mais as Sagradas Escrituras do que o veículo musical, que tem o seu valor, mas precisa ser colocado no seu devido lugar. E isso é feito pelo indivíduo, ou o ouvinte.

[obs. esse é um texto livre de um blog; não tem a pretensão de ser um artigo ou de denegrir o trabalho de quem quer que seja]

Nenhum comentário: